Microssatélite Brasil
08 Out 13

Equipamento fará sensoriamento remoto para as forças armadas.
Projeto será construído no estado e lançado ao espaço em 2015.

O projeto do primeiro microssatélite brasileiro para aplicações militares foi apresentado na manhã desta sexta-feira (4) ao governador Tarso Genro, em Porto Alegre. Ele será desenvolvido no Rio Grande do Sul no ano que vem e lançado ao espaço em dezembro 2015. O MMM-1, que pesa cerca de 10 kg e mede 30 cm, poderá ser usado para fins de comunicação e monitoramento da terra (sensoriamento remoto), entre outras missões.

O microssatélite faz parte do projeto do Polo Espacial Gaúcho, uma parceria entre a AEL Sistemas, o governo do Rio Grande do Sul, universidades, institutos e empresas locais. A primeira parte do desenvolvimento está orçada em R$ 43 milhões. Parte dos recursos virá do Finep. A expectativa é que 80% dos componentes do futuro microssatélite sejam produzidos no RS.

"Este trabalho exige estudo do nosso governo, a partir da política de desenvolvimento econômico e industrial. O Rio Grande do Sul se orgulha e é parceiro tecnológico deste empreendimento, porque queremos que nosso estado seja constituído de um Polo Espacial de referência para a América Latina e também para que o nosso país seja cada vez mais justo e solidário", disse Tarso Genro.

A apresentação da tecnologia faz parte da inauguração da Mostra de Equipamentos Aeroespaciais, Espaciais e de Defesa, realizada para marcar a inauguração do Centro de Desenvolvimento e Industrialização de Equipamentos Aeroespaciais da AEL Sistemas. Também estão na mostra subsistemas espaciais, Tecnologia de Propulsão MEMS, aviões não tripulados, entre outros equipamentos.