Impressora 3D NASA
07 Out 13

A NASA prepara-se para enviar uma impressora 3D para o espaço. O aparelho está a ser testado no centro de micro-gravidade da agência espacial norte americana, em Houston, nos Estados Unidos.

A impressora 3D vai funcionar como uma fábrica portátil que poderá fabricar objetos que de outra de forma teriam de ser transportados da terra para a Estação Espacial Internacional.

“A impressora 3D vai dar-nos a oportunidade pela primeira vez de construir os nossos próprios sistemas e componentes no espaço, construir e reparar peças e fabricar pequenos objetos o que nos evita esperar pelo próximo voo espacial de abastecimento”, declarou Dave Korsmeyer, director do departamento de engenharia do centro de investigação da NASA.

A impressora 3D é uma grande mudança na vida dos austronautas habituados a sentir a falta dos mais variados objetos e utensílios e a ter de esperar muito tempo para recebê-los.

Com o novo aparelho, quando alguém perde ou precisa de algo, bastará imprimi-lo.

“O grande desafio que enfrentámos foi desenhar uma impressora que pudesse funcionar na gravidade zero. O que fizemos foi tornar cada parte da impressora mais robusta para que essas partes se movam apenas quando é necessário”, explicou Jason Dunn, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.

As primeiras impressões servirão para testar a resistência do aparelho ao novo ambiente. A impressora deverá chegar à Estação Espacial Internacional num dos próximos voos de abastecimento, em 2014.
 


http://www.youtube.com/watch?v=y0qTJOZDmzA