Uma ação conjunta entre a Coordenadoria de Ecossistemas da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap) e o Núcleo de Geotecnologias da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza um levantamento geodésico - divisões geográficas - desta terça-feira (18) até a sexta-feira (21), para criação de Unidade de Conservação na Ilha de Algodoal, município de Maracanã, nordeste do Pará.
As áreas escolhidas para a realização do levantamento são as dunas da Praia da Princesa, localizadas no extremo noroeste da ilha, e o Lago Grande, na Vila de Fortalezinha, por se tratarem de áreas propostas para criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral na ilha.
A equipe de georreferenciamento é constituída por geógrafos do Núcleo de Geotecnologias e da Gerência de Geoprocessamento e Cartografia, auxiliados pela Gerência de Proteção à Flora, que em outubro de 2013 realizou vistoria na área, além de coletar pontos amostrais em Sistema Global de Posicionamento (GPS, sigla em inglês) de navegação.
O levantamento será feito com equipamentos receptores geodésicos de dupla frequência do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS, sigla em inglês). “Depois do pós-processamento, a equipe apresentará como produtos os limites da Unidade de Conservação de Proteção Integral proposta com precisão posicional de poucos centímetros”, afirma Marcelo Machado, gerente de Geoprocessamento e Cartografia da Sema.